Projeto: 100 livros para conhecer melhor o Japão

A Associação Central Nipo-Brasileira veio, durante muito tempo, oferecendo assistência à comunidade Nikkei do Brasil no estudo da língua japonesa e na preservação da tradição e cultura japonesa no Brasil. Mas, passando as gerações, o uso e o aprendizado da língua japonesa se tornaram muito difícil. Assim, concluímos que é importante não restringir a oportunidade de conhecer a cultura japonesa somente à comunidade que já tem conhecimento da língua como, no caso, a comunidade Nikkei, mas ampliá-la a toda a sociedade brasileira para que, mesmo os que não compreendem a língua, possam ter chances de conhecer a cultura japonesa. Assim, iniciamos, com esse objetivo, o Projeto “100 livros para conhecer melhor o Japão”.

Já foram publicados vários livros sobre o Japão no Brasil em português, muitos dos quais saíram graças à assistência da Fundação Japão. Além disso, encontram-se considerável número de materiais bibliográficos (literatura, história e outros) traduzidos por pessoas particulares. Diante dessa situação, pensamos que seria oportuno dar indicações úteis na escolha de livros para se conhecer melhor o povo, a língua, a cultura e a sociedade japonesa.

A Associação Central Nipo-Brasileira com a colaboração do Centro de Informação para Colaboração Social e Internacional da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (TUFS) e o Setor de Japonês do Instituto de Letras, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), fizeram um levantamento da bibliografia sobre o Japão publicada no Brasil em português do qual foram selecionados 100 livros que podem ser lidos para se conhecer melhor o Japão.

Consideramos que a presente lista é apenas o primeiro passo do nosso projeto e ainda há muito o que fazer para um melhor aproveitamento desta lista. Ressalta-se também a necessidade de se fazer o colecionamento dos livros e doação deles para bibliotecas e outros institutos de estudos japoneses para que estes estejam, de fato, disponíveis a todos.

Associação Central Nipo-Brasileira

Presidente Takao Omae

Anexo:  Lista de 100 livros da Cultura Japonesa traduzidos para o português

Seleção:

– Centro de Informação para Colaboração Social e Internacional da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio – TUFS

– Setor de Japonês do Instituto de Letras, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Contato: Kazushige Mori – kazum.mori@nifty.com

Website: http://nipo-brasil.org/

【第一弾+第二弾】60+40冊リスト

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *